PM do RJ começa integração de câmeras públicas e privadas com o 190

Com o novo programa, a estimativa é de que até o fim do ano a polícia militar tenha acesso a mais de 30 mil dispositivos.

Um novo sistema deve agilizar a chegada da PM do Estado do Rio em casos de emergência. Câmeras de monitoramento de imóveis públicos ou privados poderão estar conectadas com a central que recebe as chamadas pelo telefone 190.

Quem estiver interessado em compartilhas as imagens de câmeras, alarmes e sensores já pode fazer o cadastro no site da Policia Militar - o edital foi aberto nesta quarta-feira (12). O dispositivo tem que ter conexão com a internet, estar voltada para um local público e ter capacidade de armazenamento por 90 dias.

Segundo o governo do estado, com o novo acordo de cooperação para o programa de integração do 190 a população ganha mais agilidade na hora de chamar a polícia e a PM tem acesso a mais imagens que ajudam a monitorar locais de circulação do público.

Segundo a polícia, na prática, se o cidadão presencia um assalto bem em frente ao seu condomínio, precisa ligar para o 190, responder a uma série de perguntas e só depois uma equipe é enviada ao local.

A partir de agora, se o prédio tiver uma câmera conectada, por exemplo, no momento em que é feita a ligação para o 190, o dispositivo já vai aparecer no mapa da Polícia Militar e, em tempo real, os agentes conseguem monitorar tudo que estiver acontecendo.

A Polícia Militar já tem disponíveis câmeras de órgãos publicos e 9.500 câmeras portáteis, instaladas nos uniformes dos agentes.

Com o novo programa, a estimativa é de que até o fim do ano a polícia militar tenha acesso a mais de 30 mil dispositivos.

OUTRAS POSTAGENS